Já adianto para vocês: entre as raças de cachorros mais dóceis, os pinschers não entram nesta lista!
Brincadeiras a parte, se você já passou pelo processo de adoção de um cachorro deve ter se perguntado em algum momento sobre qual raça é mais dócil, certo?
Além da personalidade própria que cada cachorro possui, existem inúmeros fatores que influenciam no comportamento do seu animal, como, por exemplo:
- A sua criação e como esse animal foi educado;
- Se ele possui uma rotina de brincadeiras e diversão para relaxar e desestressar (sim isso é muito importante, seu animal pode ter vários problemas se estiver estressado);
- Se ele possui uma boa alimentação;
- Se você o leva para passear com frequência.
Poderia citar diversos outros fatores, mas o que quero dizer é que não importa a raça, o seu cãozinho deve ser muito bem recebido em sua nova casa.
Confira agora as 10 raças de cães com pedigree mais dócil:
10. Lhasa Apso

Já ouviu falar que tamanho não é documento? Pois é, o lhasa apso se encaixa muito bem nesse trocadilho.
Este cãozinho é carinho, companheiros e zelam muito bem pela segurança da sua casa. Eles tendem a estar sempre alerta com qualquer perigo que possa ameaçar o seu lar.
Apesar de todo seu apego com os donos, o lhasa apso pode ser um cachorro bastante tímido com pessoas desconhecidas, mas nada que algumas horas de convivência não resolvam.
Eles se adaptam facilmente a ambientes e pessoas.
Carinhosos e fieis o lhasa apso é um cachorro que não gosta muito de abraços apertados e afagos, aperto demais pode deixar estes pequeninos estressados.
9. Shih Tzu

Descendente de Lhasa Apso com Pequinês, o Shih Tzu é um amável cachorro de porte pequeno.
São cães extremamente companheiros, permanecem ao lado de seus donos em qualquer momento. Além de companheiros são amorosos, dóceis e amigáveis com outras pessoas e outros cães.
Os Shih Tzu podem ser facilmente criados em ambientes internos como apartamentos, mas apesar desta qualidade você não deve dispensar os passeios e brincadeiras.
Se você procura uma raça que não se importe em ficar algumas horas sozinho, o Shih Tzu é ideal para você, eles são cachorros independentes, apesar de carinhosos eles não precisam ficar 24 horas grudados com seus donos.
E ao contrário dos seus ancestrais Lhasa Apso, os Shih Tzu se dão muito bem com crianças pequenas, o que os torna uma raça muito confiável para se ter junto a sua família.
8. Old English Sheepdog

Quando o assunto é carinho, o tamanho não importa e no caso desse grandão, de assustador é só o seu tamanho.
O Old English Sheepdog não é um cachorro muito comum aqui no Brasil, mas se algum dia você quiser ter um cachorro desses, saiba que essa raça é muito carinhosa.
Sua personalidade é bastante equilibrada, são cachorros calmos, pacientes amorosos e bastante fieis, sua lealdade o torna um super protetor para sua família e seu lar.
São cachorros simpáticos, costumam se relacionar bem com as pessoas e são muito pacientes com crianças.
7. Dachshund

Parece estranho, mas este nome soa familiar? Que tal trocar Dachshund por Salsichinha? Bem melhor, não é mesmo?
Estes pequenos cachorros apresentam sangue de caçador, são curiosos, espertos e corajosos.
Com tanta energia eles não dispensam uma brincadeira, por isso é uma ótima raça para se criar junto com a sua família.
Um cachorro muito companheiro que se dá bem com crianças, adultos e idosos, os salsichinhas costumam ser fiéis aos seus donos e um pouco ciumento.
6. Poodle

Estes adoráveis cacheadinhos não poderiam ficar de fora, bastante populares aqui no Brasil, os poodles apresentam uma característica bastante interessante.
São cachorros dóceis, pacientes e muito inteligentes.
Sua personalidade amável o torna bastante receptivo com crianças e idosos, por ser uma raça de cachorro paciente, dificilmente o poodle fica irritado ou entediado.
5. Boxer

Se procura um cachorro de porte grande que seja esperto e carinhoso, o Boxer se encaixa perfeitamente na sua procura.
Apesar de dar medo em quem passa na rua o boxer é um cachorro extremamente carinhoso e cuidadoso com sua família, é um cão muito simpático e se da bem com crianças.
Como todos os cachorros grandes o Boxer adora brincadeiras ao ar livre, por isso é importante que você tenha um quintal em casa para ele brincar e o leve para passear com frequência.
4. Lulu da Pomerânia

Também conhecido como Spitz Alemão, estes pequenos cachorrinhos são conhecidos pela sua pelagem e tosas no formato de ursinho.
Além da beleza, o Lulu da Pomerânia é um cachorro muito leal, dócil, carinhoso e cheio de energia este pequeno não dispensa uma brincadeira com seu dono.
São desconfiados e costumam ser reservados em relação a pessoas e cães desconhecidos, mas nada que o impeça de fazer amizades.
3. Beagle

Simpáticos e cheio de energia os beagles são ótimos cães para quem tem família grande.
Estes cãezinhos adoram brincar, por isso é importante que você de uma atenção extra para os passeios e brincadeiras.
Se eles ficam entediados acabam se tornando muito levados procurando alguma coisa na casa para se divertir, o que pode causar aborrecimento para seus tutores.
Além da sua personalidade brincalhona os beagles são muito carinhosos e se adaptam facilmente a diferentes ambientes e se dão bem com pessoas desconhecidas.
2. Pug

Com seus narizinhos achatados e olhos redondinhos estes graciosos cachorros conquistam qualquer um.
Os pugs são cachorros extremamente calmos e silenciosos (a não ser quando estão dormindo, porque eles roncam bastante, rsrs).
São cachorros companheiros e costumam ser bastante fiéis aos seus donos.
Além do companheirismo eles são bastante amorosos e todo esse amor deve ser retribuído, você deve estar sempre dando carinho e atenção para que seu pet não fique depressivo.
Os pugs são perfeitos para adultos e idosos, só não recomendamos que os crie junto com crianças, barulhos exagerados geralmente os deixam bastante estressados, o que acaba não sendo saudável para eles.
1. Golden Retriever e Labrador Retriever

Há quem diga que eles são primos, mas apesar das diferenças físicas algumas semelhanças entre essas duas raças o fazem estar juntos na primeira posição da nossa lista.
Ambos possuem uma personalidade fantástica, além de extremamente inteligentes estes cães são muito amorosos e companheiros.
Acabam sendo sempre a primeira opção para aqueles que procuram um cachorro para ter com a família.
O golden e o labrador são ótimas babás, são cachorros que se dão super bem com crianças.
E além do cuidado e amor com crianças estes cães são ótimos “remédios” para pessoas que possuem depressão, autismo entre outras psicopatologias.
Outra grande característica é que eles são bons cães de resgate e excelentes guias de pessoas com necessidades especiais, principalmente deficientes visuais.
Bônus:
Falamos aqui sobre o top 10 dos cachorros com pedigree mais dóceis, mas não poderia deixar de fora a raça de cachorro mais amável que existe: os SRD – Sem Raça Definida.
Os SRD são uma mistura de diversas raças, podem ser de porte pequeno, médio, grande, de diversas cores, mas o mais importante é sua personalidade e inteligência.
A partir dessa mistura os SRD se tornaram naturalmente uma raça única, mantendo somente as características boas das outras raças.
São cães inteligentes, extremamente amorosos, divertidos, alegres, protetores e muuuito brincalhões.
Uma coisa é certa, não importa a raça, ter um cachorro em casa é sempre uma alegria, não existe coisa melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo e ser recebido com muito amor e carinho pelo seu pet, não é mesmo?
Afinal a relação humano-cachorro é a melhor relação que existe no mundo, o carinho e cumplicidade entre as duas partes é algo incrível!
E ai, o que achou da nossa lista? Comente aqui embaixo sua experiência com um pet em casa, e o que acha das raças citadas aqui em cima.
Conheça também as 13 raças mais perigosas do mundo: