Comportamento

Por que o cachorro uiva? Conheça os 7 motivos

Descubra o por que seu cachorro uiva?

Quando pensamos em um cachorro uivando, logo vem a nossa cabeça uma cena clássica de um cão ou lobo uivando para a lua em noites de lua cheia. Porém na prática sabemos que um cachorro uiva por diversos motivos.

Basta passar na rua uma ambulância ou uma viatura com a sirene ligada, algum barulho diferente, outro cachorro latindo e pronto, seu cachorro começa o espetáculo.

Mas, você já parou para se perguntar porque os cães uivam?

O que significa um cachorro uivando?

Há quem diga que um cachorro uivando seja sinal de morte ou presságios de que algo ruim irá acontecer, mas isso não passa de superstições que povos antigos criaram.

Pelo contrário, um cachorro uivando não significa nada disso, seu cão pode estar apenas tentando se comunicar com outros cães, isso porque uivar é uma ferramenta muito útil para momentos em que eles não têm contato visual com outro animal. Quando um cachorro esta uivando sua voz atinge um timbre mais alto que pode ser ouvido a longas distâncias.

Mas, é preciso que você fique atento, pode parecer inofensivo e para alguns tutores até engraçadinho, entretanto, se um cachorro começa a uivar em excesso (fora do comum) pode significar que o cachorro está com algum problema, em cães adultos pode ser sinal de dor, para os filhotes pode ser uma ansiedade pela separação dos pais.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre o uivo dos cachorros.

Herança dos lobos:

Cachorros são parentes dos lobos
Cachorros são parentes dos lobos

Ao longo dos anos diversos estudos foram realizados para entender o comportamento dos lobos, pesquisas apontam que o uivo é uma forma deles se comunicarem com a alcateia.

Um lobo não uiva sem motivos, ele pode estar tentando avisar que um perigo se aproxima como também utiliza esta ferramenta para afastar possíveis predadores e sinalizar que aquele território tem dono.

Sabemos que lobos moram em florestas, quando saem para caçar eles podem facilmente retornar ao lar utilizando o uivo para se comunicar com os demais lobos. Seu uivo é tão potente que pode alcançar quilômetros de distância e algumas espécies, o uivo atinge até 90 decibéis.

Agora você se pergunta qual a relação do seu cachorro com tudo isso?

É bem simples, cachorros domésticos são descendentes de lobos, alguns instintos primitivos permaneceram no seu DNA, por exemplo: seu cachorro já tentou esconder um pedaço de carne ou osso cavando no quintal? Ele já destruiu algum ursinho de pelúcia que você deu? Comportamentos como estes são heranças dos seus ancestrais.

O uivo também se encaixa nessa herança, assim como os latidos também são usados para se comunicar com outros cachorros que estão distantes do seu cão. Quando uma cadela no cio se aproxima os cachorros tendem a latir e uivar para chamar a atenção da fêmea e cruzar.

Você pode observar que algumas raças uivam com mais frequência e outras não, husky siberiano, samoieda e malamute do Alaska são bons exemplos de cachorros que foram cruzados com lobos, assim eles possuem instintos de caça mais apurados do que outros cachorros.

07 Motivos que fazem os cães uivarem:

Além de ser um instinto natural podemos observar algumas situações que podem fazer o seu cachorro uivar com mais facilidade:

  1. Dor: É comum ouvir de tutores a seguinte frase: meu cachorro poderia falar, assim ele me avisaria quando estiver com alguma dor!!

E agora eu te respondo: ele fala!! O uivo é uma maneira de o seu cachorro te avisar que algo esta errado com ele, você pode observar através de vários fatores como – desânimo, sonolência, falta de apetite e uivos longos e com bastante frequência;

      2. Fome ou sede: Agora que sabemos que nossos cachorros uivam para se comunicar, fique atento, ele pode estar tentando te alertar que tem algo de errado, ou melhor, que está faltando algo;

      3. Alerta de perigo: Sabe quando seu cachorro escuta algum barulho diferente e começa a latir e até mesmo uivar? Para nós pode ser um barulho comum, mas geralmente para os cachorros pode ser algo novo, diferente do que ele está acostumado, assim ele pode tentar te avisar que algum perigo se aproxima;

     4. Ansiedade de separação: Uma dica para os tutores que passam muito tempo fora de casa e deixam o cachorro sozinho, tenha atenção redobrada, seu cachorro pode estar sofrendo com essa distância e o uivo pode ser uma tentativa de te chamar de volta para casa.

        Cachorros que sofrem com essa ansiedade uivam com mais frequência. O mesmo acontece com filhotes que foram            separados da mãe muito cedo, a ausência da presença materna é muito forte para esses pequenos.

        Você pode observar se seu cachorro sofre com isso, ele pode passar a se coçar muito (algumas vezes até ao ponto de se machucar), falta de apetite, xixi fora do lugar, comportamento de destruir objetos da casa, todos esses comportamentos rebeldes podem indicar que seu cachorro está sofrendo de ansiedade.

       5. Solidão, tristeza e tédio: Geralmente cachorro que fica muito tempo sozinho sofre com esses sentimentos de tristeza, quando estiver em casa separe um tempo para brincar, dar carinho e agradar seu cão;

      6. Chamar a atenção: Quando um cachorro quer chamar a atenção do tutor para ganhar carinho, biscoitos, ir passear ou qualquer outra coisa que o agrade ele pode latir e uivar para você;

       7. Felicidade: O uivo de um cachorro pode significar excitação e felicidade, sabe quando você conversa com seu cão e ele responde uivando ou latindo? Então, ele está dizendo que está feliz!

De qualquer forma, você deve sempre se perguntar do porque seu cachorro está uivando, geralmente a resposta é encontrada rapidamente, mas em casos onde você perceber que está tudo certo em sua casa e seu cão continua estranho, não exite! Procure um veterinário urgente.

O que fazer quando meu cachorro está uivando?

O primeiro passo é não ignorar, se seu cachorro está uivando é porque ele está tentando dizer algo, seja para te alertar de algum perigo ou que tem algo de errado com ele.

Não reprima os instintos do seu cachorro, latir e uivar são uma característica deles, agressões físicas ou verbais só irão intensificar esse comportamento, principalmente se a causa for solidão e tristeza.

Algumas soluções podem ser bem simples, passeios, brincadeiras, carinho e atenção podem ajudar. Castração também é uma opção, principalmente se seu cachorro tiver contato com uma fêmea.

No caso de barulhos altos tente acostumar seu cachorro com eles, por exemplo em época de ano novo que é comum a queima de fogos de artifício, é quase impossível evitar que seu cachorro escute esses barulhos, tampe os ouvidos deles com bolas de algodão seco e fique ao lado dele, de carinho e converse para tentar acalmá-lo.

Ainda se nenhuma dessas soluções resolver procure ajuda de um profissional, especialistas em comportamento animal, como adestradores podem te ajudar a controlar estes instintos.

Uma visita ao veterinário para uma consulta de rotina também não faz mal, pode ajudar a encontrar algum problema de saúde que seu cachorro possa ter.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *