Comportamento

Como fazer o cachorro parar de latir?

Como fazer o seu cachorro parar de latir tanto?

Seu cachorro late de mais e você já não sabe mais o que fazer? Hoje a equipe do Patas e Bigodes, traz 6 dicas de como fazer o cachorro parar de latir, continue lendo.

Sem dúvida o cachorro é o melhor amigo do homem, não existe ser mais amoroso, fiel e companheiro, mas existem alguns hábitos que podem deixar algumas pessoas bem incomodadas com esses pequenos.

Um bom exemplo disso é um cachorro latindo, quando adotamos um cão sabemos que teremos que abrir mão de algumas coisas, uma delas é o silêncio.

E é completamente normal ter um cachorro latindo, ele pode estar feliz em te ver, incomodado com algum barulho ou até mesmo tentando te alertar de algum perigo. São inúmeros fatores que levam um cachorro a latir, mas o problema é quando os latidos se tornam excessivos.

Então, podemos entender que: um cachorro late muito!!!

Brincadeiras a parte, a maneira mais fácil de amenizar os latidos é tentando acabar com qualquer fator que esteja estimulando seu cachorro a ter esse comportamento, também recomendamos uma boa dose de paciência.

Mas, se perceber que está tudo em ordem e não tem motivo para seu cachorro estar latindo, confira 06 dicas que preparamos para você de como fazer seu cachorro parar de latir.

Dicas para fazer o cachorro parar de latir:

  1. Descubra o que o faz latir e acabe com o estímulo

    É comum que um cachorro seja desconfiado, afinal algumas coisas podem ser extremamente estranhas e assustadoras para alguns pets.

    Observe o comportamento do seu cachorro, geralmente alguns objetos novos podem deixar seu cachorro em estado de alerta, por exemplo, tenho uma cachorra que tem pavor de capacetes, uma vez deixei um capacete fora do armário e isso foi o suficiente para ela latir sem parar durante muito tempo.

    Outra situação bem comum são os cachorros curiosos que adoram ficar olhando o mundo pela janela ou portão, geralmente esse tipo de cachorro adora latir, ou por estar vendo algo estranho, ou apenas porque é divertido e eles acham legal.

    Para acabar com este problema bloqueie o acesso do cachorro a janelas e portões, cortinas fechadas e portões tampados com madeira, por exemplo, podem ser suficiente para acabar com o problema.

  2. Distrações

    Alguns cachorros sofrem de ansiedade de separação, isso acontece quando o tutor precisa sair de casa e deixar o cachorro sozinho, alguns animais não conseguem lidar muito bem com a distância e isso pode deixá-lo muito triste.

    Para acabar com esse problema você pode deixar a televisão ligada, o barulho de pessoas conversando dentro de casa pode ajudar seu cachorro a pensar que não está completamente sozinho.

    Deixe sempre vários brinquedos à disposição, principalmente os brinquedos que ele mais gosta, isso pode ajudar a distrair seu cachorro por mais tempo, também irá evitar possíveis destruições dos seus móveis se o seu cachorro se sentir entediado.

  3. Passeios e brincadeiras

    Cachorros são seres ativos e muito agitados, portanto é necessário que seus tutores criem uma rotina de passeios e brincadeiras, além de fazer bem para a saúde do animal ajuda a gastar toda a energia acumulada durante o dia.

    Outro benefício de levar um cachorro para passear com frequência é que eles se tornam mais sociáveis com o tempo, ao ter mais contato com o mundo externo um cachorro aprende mais sobre o que acontece a sua volta e começa a se acostumar com os estímulos externos.

  4. Ignore os latidos e o agrade quando possível

    Como mencionado a cima, um cachorro late para se comunicar, se o seu pet quiser chamar sua atenção ele também irá latir.

    Quando ele estiver latindo para você não brigue, não de broncas e nem responda ao seu chamado, apenas ignore o comportamento.

    Quando o cachorro parar de latir você poderá agradá-lo, dar petiscos, falar de forma positiva e acariciá-lo.

    É importante seguir esses passos porque se não, toda vez que seu cachorro quiser sua atenção ele irá ficar latindo, mesmo que você fique bravo, para o cachorro não importa, afinal ele já conseguiu o que queria.

  5. Adestramento e comandos

    Um cachorro naturalmente irá latir, mas em algumas situações um ele poderá passar dos limites e começar a latir sem necessidades.

    Em casos assim é interessante desenvolver um comando com seu animal, por exemplo, quando perceber que já não existe mais o estímulo e seu cachorro ainda está latindo, converse com o animal de maneira firme e calma, faça expressões faciais de desaprovação (como se estivesse bravo) e repita para ele parar de latir.

    Quando seu cachorro se acalmar e começar a entender o comando dê recompensas a ele, petiscos e carinhos são maneiras positivas dele entender que está fazendo certo.

    Se você preferir consulte um profissional qualificado, veterinários ou adestradores podem ser uma ótima ajuda.

  6. Crie um ambiente aconchegante e tranquilo

    Utilize um espaço da sua casa que seja mais reservado e que você possa fechar, coloque neste lugar caminhas, cobertores, brinquedos, água e comida, deixe este local reservado especialmente para o seu pet.

    Nos momentos que você receber alguma visita em casa, poderá fechar a porta deste ambiente para evitar o contato do seu cachorro com a pessoa estranha e mesmo assim deixar o seu pet bastante confortável e tranquilo nas situações que os deixam estressados.

  7. Dica bônus

    Compre um colar anti-stress.

    Apesar de não ser muito utilizado, este pode ser um ótimo recurso para se ter em casa e usar especialmente em dias de muita agitação como dias de festa, tempestades e ocasiões onde se tem queima de fogos com muito barulho.

    O colar anti-stress é um dispositivo feito especialmente para acalmar um cachorro, a coleira abraça o cachorro em pontos estratégicos mantendo-os com a sensação de segurança e proteção, ajudando assim a reduzir os latidos e estresses do cachorro.

Porque meu cachorro late?

Inúmeros motivos podem fazer um cachorro latir, é através do latido que eles se comunicam com você e com outros cães.

Se você não quer ler todos os motivos citados a baixo, esse vídeo do canal Petlove vai te explicar os motivos do seu cachorro latir tanto:

Vamos descobrir e entender alguns dos motivos mais comuns que fazem um cachorro latir:

Felicidade:

Quando você passa o dia todo fora de casa, seu cachorro pode ficar triste, ansioso e se sentir até mesmo solitário, portanto quando seu companheiro descobre que você chegou ele pode ficar extremamente feliz e é através do latido que ele demonstra a sua animação e entusiasmo ao te ver;

Tristeza:

Do mesmo jeito que um cachorro late quando está feliz, ele pode latir quando está triste, isso acontece geralmente quando seu tutor sai de casa e o deixa sozinho, o latido é uma forma do cachorro se comunicar com você na esperança de tentar te chamar de volta para casa;

Medo e Alarme:

Em algumas situações um cachorro poderá se sentir ameaçado e com medo, para conseguir ajuda e chamar atenção um cachorro pode latir muito alto e por muito tempo. Outra situação que pode levar um cachorro a entrar neste estado de alerta e latir sem parar é quando ele sente que seu tutor pode estar em perigo, em situações como essa um cachorro irá latir para tentar avisar seu dono e também afastar o que está lhe ameaçando;

Presença de outros cachorros ou gatos:

Sabemos que um cachorro tem seus sentidos extremamente bem aguçados, às vezes a presença de algum outro animal passando pela rua pode chamar a atenção do seu cachorro e o levar a latir tentando se comunicar com o outro animal;

Barulhos diferentes:

A vida de um cachorro é repleta de novas descobertas, algumas coisas podem parecer normais para nós, mas para eles pode ser algo extremamente novo e até mesmo assustador. Sons e ruídos diferentes dos que um cachorro está acostumado a ouvir podem levá-lo a um estado de alerta e é através do latido que ele irá tentar se comunicar e descobrir o que está acontecendo;

Pessoas Diferentes:

Cada cachorro tem uma personalidade, alguns adoram ver pessoas, qualquer estranho que passe por eles ou vá até sua casa pode ser divertido, mas outros cachorros são desconfiados e não dão a mesma confiança, portanto não se aborreça se seu cachorro latir quando encontrar com alguma pessoa que ele não conheça. 

Busca pelo acasalamento:

Se tiver uma fêmea passando na rua ou até mesmo morando na mesma casa que um macho e essa fêmea entrar no cio, é bem comum que um cachorro fique latindo e uivando para chamar atenção da possível parceira;

Dor ou problemas de saúde:

Agora que entendemos que o latido é a voz do cachorro e que é através dela que ele se comunica com você e o resto do mundo, devemos dar mais atenção a este comportamento, se um cachorro começar a latir e você perceber que não existe nenhum dos fatores citados acima chamando a sua atenção, pode ser que seu cachorro esteja tentando falar com você e avisar que algo está errado com a sua saúde. Observe por um tempo, se o cachorro continuar latindo sem nenhum motivo aparente, recomendo que procure um veterinário.

Pronto! Agora você sabe identificar e como lidar com os latidos do seu cão, esperemos que tenha gostado. Deixe um comentário se alguma dessas dicas ajudar você ou se tiver algo a complementar, obrigado por ler o Patas e Bigodes.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *