Cuidados

Como escolher o arranhador ideal para o meu gato?

Como escolher arranhador para gatos?

Antes de se perguntar: como escolher o arranhador ideal para o meu gato, você deve se perguntar sobre quais são os costumes e preferências que o seu animal possui.

Outra curiosidade que muitas pessoas não sabem é que o costume de arranhar objetos não é apenas uma brincadeira ou diversão para os gatos, na verdade eles fazem isso para lixar e afiar suas unhas.

Por essa razão é muito importante que você invista em um bom arranhador para seu gato, afinal ninguém quer ter o sofá, tapete ou até mesmo os móveis da casa sempre destruídos pelas garras dos bichanos.

Vamos entender um pouco mais sobre a necessidade dos gatos em arranhar objetos e decidir então, qual o melhor arranhador para o seu gato.

Qual o melhor tipo de arranhador para gatos?

Cada gato possui suas particularidades, até mesmo a maneira de arranhar pode ser diferente de gato para gato, alguns gostam de arranhar na horizontal, outros preferem arranhar na vertical.

Se você observar o comportamento do seu gato, poderá perceber que cada um possui as suas preferências, em geral cada gato possui algum objeto que o agrada mais. Portanto observe com atenção os lugares que cada gato costuma arranhar.

Antes de falarmos sobre modelos e materiais, lembre-se que gatos são animais territoriais, se você tiver mais de um gato em casa, aconselho a comprar um arranhador para cada animal, assim evitará possíveis conflitos entre eles.

Agora, vamos ao que interessa. É possível encontrar no mercado, inúmeros modelos de arranhadores disponíveis, são diversas formas, tamanhos modelos e materiais.

Para te ajudar a decidir sobre qual modelo é o mais adequado, vamos começar com algumas perguntas:

Qual posição o seu gato prefere ficar para arranhar os objetos?

Seu gato prefere ficar apoiado nas patas traseiras e arranhar com as patas dianteiras (posição vertical)? Se sim, um mastro arranhador será a melhor opção para ele.

Gato arranhando sofá na vertical
Gato arranhando sofá na vertical

Agora, se o seu gato prefere ficar apoiado nas quatro patas (posição horizontal), por exemplo se ele usa tapetes para arranhar, você deve optar pela caixa arranhadora.

Gato arranhando o tapete de arranhador
Gato arranhando o tapete de arranhador

Existem também aqueles gatos que gostam de ficar levemente inclinados, quase na posição vertical, para esses gatos os arranhadores de rampa são as melhores opções.

Que tipo textura possui os objetos que ele mais arranha? Superfícies suaves, ásperas ou enrugadas?

Arranhadores feitos de sisal, material semelhante a corda são os mais procurados pelos donos de gatos, este pode ser considerado o preferido entre os bichanos.

Em segundo lugar podemos dizer que seriam os arranhadores de papelão, além de mais baratos que os modelos feitos de sisal eles são facilmente aceites pelos gatos. Este tipo de arranhador pode ser feito por você em casa, basta utilizar a imaginação e caixas velhas de papelão.

Em terceiro lugar temos os arranhadores de pelúcia ou tecido, esses arranhadores são bem semelhantes à textura de sofás e tapetes.

Outra dica bastante interessante é que gatos resgatados das ruas geralmente já possuem o costume de arranhar árvores e cercas de madeira, por serem objetos que sempre estiveram à disposição deles.

Nestes casos você pode facilmente fazer um arranhador para ele, algumas pessoas pegam apenas os troncos de madeira e deixam a disposição do animal.

Mas atenção, independente do modelo que você escolher, prefira os arranhadores firmes e estáveis, os gatos gostam de escalar e se eles não sentirem confiança no arranhador, eles não irão utilizá-los.

Como fazer um arranhador para gatos?

Aqui está o passo a passo para você mesmo fazer o arranhador do seu gatinho, mas se preferir você pode assistir o vídeo do canal Diycore:

Após responder as perguntas feitas acima, eu tenho certeza que você está pronto para comprar o arranhador ideal para o seu gato, mas se você é daqueles que gosta de fazer as coisas em casa ou está até mesmo sem dinheiro para comprar um arranhador, aprenda agora como fazer um arranhador para o seu gato.

Não tem coisa melhor do que fazer algo com nossas próprias mãos para agradar nossos animais de estimação, vê-los se divertindo com algo feito por nós é a melhor coisa do mundo, portanto pegue uma caneta e um pedaço de papel e anote os materiais.

Arranhador feito com cano de PVC e corda:

Esta é uma dica bem legal que trouxe para vocês do blog Como Fazer em Casa.

Para fazer esse arranhador vocês vão precisar de um cano de PVC da sua preferência, sugiro que compre um cano mais grosso para ser mais legal do seu gato escalar. O tamanho do tubo, você pode escolher de acordo com a altura da parede que você pretende fixá-lo.

Você vai precisar também de dois suportes para fixar o cano em cima e embaixo, assim o seu gato terá mais estabilidade para escalar e brincar.

Corda de sisal, a quantidade de corda irá depender do tamanho do tubo escolhido.

Uma lixa e cola também serão utilizadas na confecção do arranhador.

Para fazer é bem simples, basta você lixar o tubo de PVC, passar a cola e ir colando a corda envolta do tubo. Coloque no sol para secar. Quando perceber que está bem seco coloque os dois suportes no tubo e pregue na parede.

O ideal é você tampar as duas extremidades do tubo, assim o seu gato consegue ficar no topo do cano quando ele escalar.

Você também pode enfeitar o cano, basta comprar uma varinha de brinquedo, daquelas próprias para gatos e amarrar no cano a uma altura que seja próxima do chão, assim seu gato também pode se distrair com outro brinquedo quando não estiver a fim de escalar.

Como fazer um arranhador de pvc
Como fazer um arranhador de pvc

Período de Adaptação

O ideal é que você ensine o seu gato a utilizar o arranhador desde filhote, assim ele irá conseguir se adaptar melhor ao brinquedo e você não terá problemas com a mobília da casa.

Mas, se o seu gato foi adotado já adulto ou se você pretende comprar um arranhador com ele já adulto também não tem problema, a adaptação pode ser um pouco mais demorada, portanto tenha paciência.

Nestes casos, o ideal é você deixar o arranhador próximo ao local onde seu gato fica arranhando, com o passar do tempo ele irá se acostumar com a presença deste objeto e aos poucos ele vai trocar o seu móvel pelo novo brinquedo.

Quando perceber que está transição foi feita basta você colocar o arranhador no lugar da casa que você quiser e seu gato irá atrás dele sozinho.

Arranhador e a saúde do seu gato

Como já dissemos acima, o costume de arranhar objetos não é apenas diversão para os gatos, é um instinto que os acompanha desde filhotes.

Diferente dos cachorros que possuem suas unhas expostas e quando caminham sobre algumas superfícies (como asfalto e cimento) podem facilmente lixar as unhas, os gatos não tem a mesma facilidade para isso.

De tempos em tempos um gato troca de unha, para isso é preciso retirar a unha velha e expor a nova que esta nascendo embaixo.

Os gatos conseguem facilmente fazer essa troca, mas às vezes é interessante recorrer a pequenas ajudinhas, como um arranhador para afiar melhor as suas garras.

Ter a disposição do gato algum objeto específico que os permita lixar e afiar suas garras e pode ajudar a evitar a destruição de móveis, tapetes, cortinas e sofás.

Além de lixar as garras dos gatos, um arranhador pode ter outras funções, como por exemplo, estimular o gato a se alongar e fazer exercícios físicos, aqueles modelos de arranhadores altos ajudam bastante a manter o gato entretido em uma atividade, gastar energia e se divertir pulando e escalando.

E ai gostou das dicas? Aprender a escolher o arranhador ideal e, além disso, a como fazer um em casa. Deixe um comentário adorariamos saber o que achou deste post.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *