Adestramento

Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Descubra como ensinar seu cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo

Uma das maiores preocupações para os pais de cachorro é em relação ao ”banheiro” dos pets, como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Chegar em casa depois de um dia cansativo e ainda se deparar com xixi e cocô feitos em lugares diferentes, muitas vezes em lugares que você nem imagina não é nada legal! Além do mau cheiro eles podem estragar móveis, tapetes e plantas.

E infelizmente esse é um dos maiores problemas comportamentais que os donos relatam aos adestradores e médico veterinário.

Tanto filhotes quanto cachorros adultos podem passar por essa fase de não saber o lugar certo de cada coisa, mas quando um cachorro é mais velho, já é adestrado e mesmo assim volta a fazer sujeira onde não deve, fique atento, algo pode estar errado!

Fazer as necessidades em lugares espalhados pode ser uma maneira de chamar a atenção do seu tutor. Certifique que seu cachorro anda recebendo bastante atenção, carinho e está indo passear com frequência, muitas vezes isso pode resolver o problema.

Em todo caso, separamos algumas dicas bem legais para você ensinar seu cachorro velho ou filhote a fazer suas necessidades no lugar certo.

Um cachorro adulto consegue mudar de comportamento?

Ao contrário dos filhotes que constantemente estão aprendendo coisas novas e se adaptando com as novas rotinas, um cachorro adulto já tem seus costumes.

Por isso acaba sendo mais fácil ensinar um cachorro filhote do que um cachorro mais velho. Mas, saiba que não é impossível, basta ter calma e paciência.

O mais importante nessa fase é que você não bata, brigue ou esfregue o focinho do cão na sujeira (como muitos sugerem), essa forma de repreendê-los não resolve nada, pelo contrário só piora a situação.

O cachorro pode pensar que ali é um local ruim para fazer seu xixi ou cocô então ele deve fazer em um lugar escondido, nesse caso eles fazem o xixi em algum cantinho e as fezes ele come para tentar se livrar da sujeira e não te aborrecer novamente.

O ideal é que a adestração comece desde o primeiro dia que o cão chegar em sua nova casa (e pra isso não importa se é filhote ou adulto). Não importa a idade, todos podem aprender coisas novas.

Agora, se seu cachorro já é adulto e nunca teve esse adestramento, também não tem problema, com as dicas a seguir você pode ensiná-lo como qualquer outro cachorro.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Três palavras são a chave do sucesso para um adestramento funcionar da maneira correta: paciência, persistência e consistência.

Tenha paciência, não é fácil ensinar algo novo a um cachorro, seja persistente e não desanime, não seja agressivo, seja consistente, firme com seu cachorro na hora de ensinar um comando novo.

Veja agora 8 dicas para ensinar seu cachorro a fazer coco no lugar certo:

1. Escolha o cantinho das necessidades

Antes de qualquer coisa você deve estar preparado, escolha o local que você quer que seja o banheiro do seu cachorro. O ideal é que escolha uma área externa da casa, assim é mais difícil ter mau cheiro dentro de casa. Outra observação é que este cantinho seja longe da caminha e local onde ele se alimenta.

2. Delimite a área escolhida

Para isso você pode forrar o chão usando jornais velhos ou fraldas, daqueles modelos abertos que as mães usam para forrar o berço do neném. Estas são maneiras fáceis, higiênicas e descartáveis para se livrar da sujeira do seu cão.

Já os donos que preferem não juntar lixo podem buscar meios reutilizáveis, uma sugestão é usar um pano, uma camiseta velha ou algum pano de chão que você pode encontrar facilmente em supermercados.

Outra opção reutilizável, mas que requer um pouco mais de investimento são os tapetes higiênicos, existem alguns modelos de plástico que podem ser lavados após seu cachorro usar.

Com o lugar da casa escolhido e o chão forrado podemos começar o adestramento.

3. Estabeleça uma rotina

Nós humanos temos horários para tudo, para fazer as refeições, acordar, dormir, tomar banho e até mesmo ir ao banheiro, então se nós temos uma rotina, porque os cachorros não teriam?

Observe os horários que seu cachorro costuma fazer suas necessidades.

Quando perceber que ele está agitado, farejando pela casa e inquieto é um sinal que ele está precisando se aliviar, nessa hora leve-o até o local que você escolheu e espere ele fazer suas necessidades.

Outra maneira de ficar atento, mas que não é uma regra geral é que filhotes tendem a fazer suas necessidades após se alimentar, já os cães adultos demoram cerca de 30 minutos.

Como dissemos não se apegue a essa regra, cada animal tem um comportamento, alguns cachorros costumam defecar e urinar no começo da manhã, final da tarde e antes de dormir.

4. Recompensas e agrados

Sabemos que é difícil adestrar um cachorro, portanto tente dar um estímulo a ele quando acertar.

Quando seu cachorro fizer suas necessidades pelas primeiras vezes no lugar certo use um tom de voz positivo para parabenizá-lo, de um petisco e agrade-o bastante, aos poucos seu cão vai começar a associar e entender que ali é o lugar certo de se aliviar e que quando ele vai ali naquele cantinho você fica feliz.

5. Paciência, persistência e consistência

Lembre-se sempre destas três palavras, nem sempre seu cachorro vai acertar o lugar de fazer suas necessidades, principalmente se ele for filhote ou muito velhinho.

Filhotes demoram cerca de 5 a 6 meses para desenvolver a habilidade de controlar suas necessidades por isso pode acontecer dele fazer no lugar errado sem querer. O importante é não brigar, use um tom de voz firme (sem parecer agressivo) e diga a ele apontando para o lugar que não faça ali de novo!

Um cão adulto já adestrado que está fazendo suas necessidades em lugares errados pode estar tentando chamar sua atenção dessa maneira.

Fique atento se você está dando atenção suficiente para seu pet, falta de passeios, carinho e brincadeiras podem deixar seu cão triste, com isso ele busca qualquer maneira de te chamar atenção (mesmo que de forma negativa).

Quando o cachorro já tem mais idade é comum que ele desenvolva incontinência urinária, nesses casos é importante o auxilio de um veterinário para buscar meios de tratamento para este probleminha.

6. Passeios

Alguns tutores não gostam que o cachorro faça suas necessidades em casa e preferem levá-los na rua. Escolha sair com seu cachorro nos horários que ele costuma urinar e defecar.

É recomendado que você saia na parte da manhã, antes de qualquer refeição, e as próximas vezes após qualquer refeição.

Se não conseguir sair com o cachorro com tanta frequência você pode contratar os serviços de um dog walker, são pessoas que levam seu cachorro para passear nos horários que você escolher.

Não se esqueça de sempre recolher as fezes do seu cachorro quando sair com ele na rua!

7. Nunca brigue com seu cachorro

É bastante aceitável que seu cachorro erre o banheiro ás vezes, portanto não brigue, não seja agressivo e muito menos esfregue o focinho dele na sujeira (muitos sugerem isso).

O cachorro além de não entender o que está acontecendo pode reagir de duas formas: fazendo isso mais vezes para “ganhar” sua atenção ou se reprimindo, fazendo suas necessidades em lugares escondidos e até mesmo comendo suas fezes para tentar esconder.

O ideal é usar um tom de voz um pouco mais firme e falar com ele que não deve fazer ali de novo. Algumas palavras usadas com mais frequência como o não acabam sendo facilmente relacionadas como algo ruim já que o cão se lembra de outras situações negativas que ela foi usada.

8. Higienização

Quando seu cachorro fizer xixi ou cocô em algum lugar inadequado limpe aquela área sem que ele veja, prenda-o em um cômodo se for preciso. Recolha a sujeira, passe um pano com água e depois outro pano com algum produto de limpeza para retirar qualquer vestígio de sujeira dali, assim o seu cão pode farejar, mas não vai sentir seu cheiro naquele local.

Até mesmo quando você for trocar o jornal ou limpar a área correta que seu cachorro fez suas necessidades, evite fazer essa higienização na frente do animal.

Existem alguns casos onde o cachorro observa o dono fazendo a limpeza e desenvolve o hábito de comer suas próprias fezes para tentar ajudar o dono a manter o local limpo quando ele não estiver por perto.

São muitas dicas e muitas maneiras de se adestrar um cão, cada tutor deve observar aquilo que dá mais certo para vocês.

E você, já passou por essa fase de adestramento? Comenta aqui embaixo como foi, compartilha com a gente sua experiência.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *