Adestramento

Como ensinar meu cachorro a dormir sozinho

Como ensinar meu cachorro a dormir sozinho

Esta sentindo que chegou a hora de lidar com a “cãodependência” do seu cachorro e ensiná-lo a dormir sozinho?

Os cães são como filhos, e é claro que a cama da mamãe e do papai sempre será mais gostosa e confortável para ele, mas é preciso impor alguns limites até mesmo para o conforto de todos.

O ideal é que isso seja trabalhado desde o momento que o cãozinho chegar em sua nova casa, mas se não foi feito dessa maneira, fique tranquilo, essa dependência ainda tem solução.

Como ensinar meu cachorro a dormir sozinho

Cachorro dormindo na cama ao lado de sua dona
Cachorro dormindo na cama ao lado de sua dona

Não existe um comando que faça com que seu cão aprenda a dormir sozinho e ser independente, o que existe é um processo de adaptação e amadurecimento que seu cachorro precisa entender.

Geralmente esse processo costuma durar cerca de 7 dias, podendo ser mais ou menos.

A melhor maneira de ensinar seu cachorro a dormir sozinho é mostrar a ele o local onde será seu cantinho, seja com uma caminha ou casinha, dentro de casa ou no quintal, não importa, apenas mostre ao cachorro que ali é um espaço dele.

Outra dica é ter muita paciência com o pet, nesse processo de adaptação e amadurecimento o cachorro tende a chorar muito, uivar e buscar sua companhia, mas seja firme, ele precisa aprender a ter limites.     

A separação

É importante que você saiba que para adotar um cachorrinho ainda filhote ele deve ter no mínimo 60 dias de vida (2 meses), não se engane com aqueles que tentam te empurrar um cachorro com 45 dias, o desmame forçado não é saudável para o animal.

Com o filhote em sua nova casa você precisa entender que para ele é uma fase difícil e delicada ter se separado de sua mãe, irmãos e antigo lar.

Por isso este período tende a ser um período sentimental para o cão.

Tenha paciência, é normal que filhotes recém adotados chorem durante a noite, eles se sentem sozinhos e com medo.

Quando for dormir coloque o cão em sua caminha e saia.

Se ele começar a chorar não brigue, não ameace e nem bata nele, apenas ignore, com o tempo ele irá se acostumar e vai passar a entender que naquele horário todos devem dormir.

Porque meu cachorro chora muito durante a noite

Cachorro filhote chorando muito a noite
Cachorro filhote chorando muito a noite

Como dissemos a cima, quando um filhote é separado da mãe ele passa a se sentir muito sozinho e encontra conforto próximo de seu novo dono, quando você vai dormir e o deixa sozinho é normal que o cachorro chore bastante e até comece a uivar. 

Todo cachorro pode aprender a dormir sozinho?

Sim, sendo filhote ou adulto, com muita calma e paciência você consegue ensinar seu cachorro a dormir sozinho.

Claro que quando o cachorro é adulto esse adestramento torna-se mais difícil porque ele já aprendeu que seu lugar é perto de seus donos, mas não é impossível ensiná-lo a respeitar o horário de dormir.

É muito importante que quando colocar seu cão para dormir e ele chorar, você não deve respondê-lo, o choro é uma forma de o cachorro se comunicar, se você responder quando ele chorar, ele vai passar a entender que fazendo isso ele ganha sua atenção.

O ideal é esperar o cachorro se acalmar e quando ele estiver quieto você pode conversar com ele e dar carinho.

Fazendo isso o cão passa a entender que nem sempre estaremos disponíveis para ele e além de aprender a dormir sozinho o cachorro começa a se tornar independente.

Truques para fazer seu cachorro aprender onde é seu lugar de dormir

Veja no vídeo como ensinar seu cachorro a ir para sua caminha: 

Quando um novo cachorro chega o ideal é mostrar toda a casa e possíveis irmãos que ele vai ter para que o pet se acostume com o ambiente e com os novos cheiros.

Evite ficar com o cachorro no colo por muito tempo, procure fazer brincadeiras e passeios para cansar esse animal e não deixe ele dormir o dia todo, se o cãozinho estiver bem cansado na hora de dormir será mais fácil dele acostumar com seu cantinho.

Pense bem onde seu cachorro irá dormir, evite ficar mudando de lugar sua cama/casinha, é importante que ele entenda onde deve ficar.

Quando mostrar ao seu cachorro onde é sua cama coloque um petisco para agradá-lo, um presente pode ajudar seu cachorro a entender que quando ele estiver ali ele terá uma recompensa.

Quando der o comando para seu cachorro ir deitar ou ir para sua caminha/casinha use um tom de voz positivo, se falar de forma agressiva o animal pode passar a pensar que se ele for para aquele local será punido.

O mais importe de tudo, tenha paciência e converse com seus vizinhos para que entendam que sua casa está passando por um processo de adaptação do animal evitando possíveis transtornos.

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo o que você fez para ensinar seu cãozinho a ser mais independente.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *