Cuidados

Como dar remédio para cachorro? Comprimido ou Líquido!

Aprenda a como dar remédio para seu cachorrinho

O veterinário receitou algum remédio para tratamento em casa? E você não sabe como dar médio para o seu cachorro? Pronto, é o suficiente para você entrar em pânico, né?

Muitas dúvidas vão surgindo, como eu faço meu cachorro tomar remédio liquido? E comprimido? Misturo na comida? Coloco na garganta dele? E agora???

Calma que para tudo tem um jeito, mesmo se o cachorro for muito hiperativo ou bravo existem alguns jeitos que podem te ajudar nessa missão. Acompanhe as dicas do Patas e Bigodes para ajudar nessa tarefa tão difícil.

Como dar remédio em comprimido para cachorro?

Coloque o comprimido dentro da boca do cachorro, no meio da linguá de preferência. Caso coloque muito para frente ou para o lado, seu cão pode cuspir o comprimido. Feche a boca do cão e massageie a garganta dele até que tenha engolido. Aguarde alguns segundos e verifique se o cão realmente engoliu o medicamento.

Existem inúmeras maneiras de fazer seu cachorro tomar o remédio comprimido, aqui você confere algumas delas:

Dar remédio em comprimido para meu cachorro
Dar remédio em comprimido para meu cachorro

Atenção com os espertinhos

A primeira dica é estar atento a alguns cuidados, quando for dar o remédio para seu cachorro certifique-se de que o cachorro realmente engoliu o remédio e não cuspiu em algum lugar.

Até mesmo se você misturar em algum alimento, preste atenção enquanto o cachorro come porque ele pode comer o que foi oferecido e descartar o remédio.

Ofereça como petisco

Alguns comprimidos são gustativos, ou seja, são remédios com cheiro e sabor de carne, por exemplo. Isso ajuda muito porque você pode apenas oferecer o comprimido para seu cachorro e ele ingerir por livre e espontânea vontade.

Faça brincadeiras que ele receba recompensas, em algum momento você pode trocar o petisco pelo comprimido e na alegria do momento o cão pode nem perceber e aceitar o remédio.

Deixar que o cachorro cheire o comprimido também pode funcionar, o odor pode confundi-lo e ele acaba comendo sem perceber.

Essas dicas são boas caso o remédio seja dose única, se for de uso contínuo você terá que recorrer a outro método, afinal seu cachorro vai estar esperto com você e seus truques.

Use a comida ao seu favor

Se o seu cachorro possui horários para comer, use isto ao seu favor, quando colocar a ração ou a comida preparada para ele, coloque o remédio junto, se você der sorte seu cachorro nem vai perceber e vai comer tudo.

Mas lembre-se da primeira dica e certifique-se que seu cachorro realmente comeu o comprimido.

Se misturar na comida não deu certo, experimente colocar o comprimido em algum outro alimento que você possa dar apenas como um “agrado”, como, por exemplo: frutas, carnes, legumes, entre outros.

Lembre-se de estar variando os agradinhos. Se o remédio for de uso contínuo e você der toda vez o remédio dentro de uma salsicha, seu cão vai acabar se recordando do sabor nada agradável que estava no meio dela e vai passar a recusar a salsicha.

É importante reforçar, os agradinhos são ótimas alternativas para mascarar o remédio, mas fique atento a alimentos industrializados, embutidos e com muito corante, são gostosos, mas podem fazer muito mal para seu pet, por isso procure oferecer sempre um alimento mais saudável.

Caiu do seu prato

Quando você for comer deixe o remédio próximo e separe uma pequena porção de algo que você está comendo, ofereça um pouco para o seu cachorro.

Quando for dar outro pedaço de o remédio, isso pode fazer o apressadinho comer rapidinho sem desconfiar, em seguida de realmente o pedaço da sua comida para disfarçar o gosto amargo.

Se você gosta de arremessar o alimento para seu cachorro isso pode ser muito útil nesse momento, arremesse um pedaço de carne, por exemplo, espere um pouco, arremesse o comprimido e a carne de novo, seu cachorro não vai nem perceber.

Picar ou amassar o comprimido

Muitas pessoas se perguntam se podem cortar ou amassar o remédio, dependendo do tipo de medicamento você até pode fazer isso.

Não é o indicado porque nesse processo você pode acabar perdendo algum pedaço e o remédio não vai ter a mesma eficácia que deveria.

Mas, antes de cortar ou amassar o comprimido, consulte seu veterinário e leia a bula, alguns remédios realmente não podem ser partidos.

É importante também verificar a forma de armazenamento do remédio, se ele precisa ser conservado na geladeira ou em um lugar seco.

Deu tudo errado, meu cachorro me descobriu, e agora?

Se nenhuma das dicas acima deu certo, você vai ter que optar por uma maneira mais invasiva de dar o remédio para o seu cachorro.

Se seu cachorro for bravo ou muito hiperativo, peça ajuda para alguém.

Coloque seu cachorro no sofá ou em alguma superfície mais alta que o chão incline levemente a cabeça dele para trás, abra a boca do seu cão e posicione o comprimido bem no fundo, lá na garganta dele, feche a boca dele, segure sua boca fechada e esfregue suavemente a gargante dele para induzir a deglutição.

Após isso certifique-se de que o cachorro engoliu o remédio e espere alguns segundos, alguns cachorros regurgitam o comprimido depois que engoliram, se o medicamento for daqueles que se dissolve muito rápido, aconselho a jogar fora e usar outro, afinal algumas propriedades do remédio podem ter sido perdidas.

Parece fácil, mas isso deve ser feito muito rápido, o cachorro pode se sentir ameaçado e tentar se soltar, recusar a abrir a boca, por isso recomendo que peça ajuda para alguém segurar ele sentado.

Ministrar o medicamento dessa forma é muito invasivo por isso seja gentil com seu cachorro, faça bastante carinho e faça muitas brincadeiras depois de dar o remédio para ele entender que aquilo não era uma punição e sim algo bom para ele.

Como faço meu cachorro tomar remédios líquidos?

Caso prefira assista esse vídeo, que mostra na prática como dar remédios líquidos para seu cão:

Remédios líquidos são mais difíceis de serem receitados, mas se caso você se deparar com essa situação tem uma dica muito boa para você.

A maneira mais fácil de administrar um remédio líquido é utilizando uma seringa (sem agulha é claro).

Use um conta gota ou os ml’s da seringa, a quantidade deve ser de acordo com o que o veterinário receitou.

Peça ajuda para alguém segurar o cachorro, abra um pouco a boca do seu cão e injete pequenas quantidades do remédio por vez, de um tempo para que ele possa engolir o medicamento e repita esse processo até ter terminado de dar tudo.

É importante ter calma, e injetar pequenas quantidades por vez, se você fizer isso de uma vez e muito rápido seu cachorro pode engasgar e essa experiência será muito ruim para o seu cãozinho.

Quando terminar, limpe bem o focinho e ao redor da boca do seu cachorro com um paninho umedecido para tirar todo o amargo do remédio que possa ter vazado.

Lembre-se de lavar a seringa com água corrente e assim você pode reutilizá-la.

O que não devo fazer?

Não recomendamos que você pingue o remédio no pote de água ou leite, seu cachorro não vai tomar tudo de uma vez então ele não vai tomar todo o remédio que precisa, o que pode prejudicar o tratamento.

O mesmo vale para comidas sólidas, não pingue diretamente no alimento, o cachorro vai perceber o sabor diferente e recusar o alimento.

Não misture o remédio com sucos ou outras bebidas com sabor, alguns ingredientes podem interagir com componentes do medicamento.

Não tente pingar as gotas de remédio diretamente na boca do seu cachorro, será uma tarefa muito difícil e será horrível para seu cachorro, afinal imagine você pingando dipirona diretamente na sua boca, o gosto amargo é um horror.

Vale lembrar, se seu cãozinho está doente e precisa de tratamento procure um veterinário imediatamente, não vá a agropecuárias ou casas de ração, procure diretamente por um profissional qualificado para lhe atender.

Não tente automedicar seu animal, cachorros são mais sensíveis e nem todos os remédios (de humanos) podem ser administrados no seu cão, algumas composições são extremamente tóxicas para os pequeninos.

E ai, gostou das dicas? Comente aqui embaixo qual destes métodos você mais utiliza para dar remédio pro seu cachorro.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *