Cuidados

Você sabe como dar banho no seu gato?

Como dar banho em gatos seja ele adulto ou filhote da forma correta

Muitas pessoas ainda têm aquela dúvida e se perguntam se o gato realmente precisa de banho, e aqui você tera suas dúvidas esclarecidas, e principalmente irá aprender a como dar banho nos gatos com mais facilidade.

Sabemos que dar banho nos gatos não é uma tarefa nada fácil, e o principal motivo é que eles não gostam muito de água, ainda mais se ela estiver gelada.

Desde já esperamos que gostem das nossas dicas e como sabem buscamos ser objetivos e sempre complementamos as explicações ao final do texto.

Dicas importantes antes de dar banho no seu felino:

Corte as unhas do seu gato

É muito importante que você corte as unhas dos gatos, se seu bichano não é acostumado com água como dito acima ele poderá te unhar durante o banho.

Então é muito importante que você apare as unhas do gato algumas horas antes, ou até mesmo se possível um dia antes do banho, e você dará tempo para que ele se acalme, pois, cortar suas unhas podem deixa-lo agitado e irritado.

Peça auxílio de outra pessoa durante o processo.

Caso seu gato fique muito agitado é importante que você peça ajuda de outra pessoa para segura-lo, mas é importante que seu gato se mostre tolerante, caso contrario deve-se pedir ajuda de algum veterinário ou leva-lo a um petshop especializado.

O que é preciso para dar banho em gatos?

1. Recipiente

Separe algum recipiente grande para facilitar o banho, pode ser um balde grande, bacia ou até mesmo uma pia, o importante é que seu gato caiba dentro e tenha espaço para que você se movimente para limpar bem.

2. Água morna

Separe um outro balde com água aquecida e vá temperando a água no recipiente onde será o banho do bichano e tome cuidado para não deixar a água nem muito quente para não machuca-lo e nem muito fria, pois, eles odeiam.

Você também pode pegar a água do chuveiro, desde que ela esteja com uma temperatura boa, o ideal é entre 30 a 35°.

3. Shampoo para gato

Você deve ter em casa um shampoo específico para gatos, e existem vários tipos, por isso é importante que você consulte um veterinário ou um especialista para que ele te diga qual é o melhor shampoo pro seu felino.

  • Não se deve usar shampoo de cachorro ou de gente nos gatos, pois, os pelos dos gatos são mais sedosos, e outro shampoo não específico para gatos pode deixar o pelo do seu pet ressecado, ou até mesmo trazer problemas de pele para o seu gatinho.
  • Segundo alguns especialistas não se deve usar condicionador e nem produtos de hidratação em seus pelos, pois os gatos têm tendência a oleosidade.
  • Procure um veterinário local para se informar.

4. Toalha seca

Separe uma toalha seca e fofa e deixe essa toalha reservada sempre que for usar para dar banho no seu gatinho, pois, é muito importante que você o seque bem.

5. Secador

Você pode usar o secador para facilitar o processo de secagem, principalmente se o seu gato for peludo, mas isso vai depender se o seu bichano vai deixar, pois, muitos gatos odeiam o barulho que eles fazem, e se assustam.

6. Escovas para gato

A escova para gatos é um item essencial que você deve ter em casa, ela evitara nós, acúmulos de sujeira nos pelos dos gatos e irá ajuda-lo a manter o pelo do seu gato sempre limpo e bonito, e é muito importante escovar o pelo antes do banho, e principalmente depois.

Agora vamos ao Passo a Passo de como dar banho no seu gato

Antes de qualquer coisa você nunca deve forçar o seu gato a tomar banho, isso pode causar pânico no animal e até mesmo acidentes.

Passe a escova

Primeiramente pegue a escova para gatos para escovar o bichano, isso servirá para que você tire os pelos mortos antes do banho, então passe suavemente. Se a escova for de aço você deve tomar muito cuidado para não machuca-lo

Encha o recipiente

O Segundo passo é encher o recipiente no qual o gato tomara banho e deixe a água numa altura ideal para que o gato não se assuste e nem se afogue.

Tempere a água

A Temperatura ideal para dar banho no gato é de 30 a 35°, lembre-se de não deixar a água muito quente para não machuca-lo e muito menos gelada, como já foi dito acima.

Molhe o gato aos poucos

Pegue o gato e vá molhando ele aos poucos sem assusta-lo e vá colocando ele dentro da bacia com a água morna.

Se o gato está com pulgas e você está tentando as remover comece molhando o pescoço para que as pulgas não fujam para o rosto do seu pet, pois, o rosto será a parte mais seca do animal.

Atenção:

Muito cuidado para não molhar a parte do rosto do gato, principalmente com seus ouvidos, e olhos, pois, é uma parte muito sensível à água e produtos químicos.

Passe o shampoo

Feito tudo acima, é hora de ensaboar o felino. Pegue o shampoo ou sabonete próprio para gatos e passe suavemente e vá esfregando em formas circulares, tomando sempre cuidado com o rosto.

Enxágue bem

Essa parte do banho é muito importante, você deve enxaguar muito bem o seu gato para não ficar restos de shampoo, pois, isso poderá causar irritação em sua pele, e, além disso, lembre-se que eles se lambem muito.

Limpe o rosto

Após lavar todo o corpo do seu pet, pegue um pano úmido e vá passando suavemente em seu rosto, com muito cuidado para não machuca-lo.

Secagem com pano

Pegue a toalha seca que foi preparado, enrole seu gato nela e vá secando o bichano suavemente. Você deve seca-lo com a toalha o máximo que você conseguir.

Tente usar secador

Se o seu gato for peludo você pode tentar usar o secador para seca-lo, mas deixe o vento longe para não queima-lo.

É muito importante que você consiga secar o gato o máximo possível. Se ele resistir ao secador não tente nada a força para não assusta-lo.

Escove o pelo do gato. Por último, pegue a escova e escove seus pelos para que não fiquem com nó.

Porque dar banho nos gatos?

Por mais que os gatos se lambem para se limparem, é muito importante dar banho nos gatos, ainda mais se ele for peludo, pois, com o passar dos dias as sujeiras vão se acumulando em seus pelos, e sua língua não será mais capaz de limpar toda sujeira que foi acumulada por dias ou messes.

Quando dar banho nos gatos?

A frequência dos banhos vai depender da real necessidade, de como você cuida do seu animal, o ambiente que ele vive, e até mesmo as pessoas que convivem com o animal, se são pessoas mais sensíveis, como idosos, bebês, e etc.

Mas se ele fica apenas dentro de casa os banhos não precisam serem tão frequentes, pois como a língua dos gatos conseguem remover pelos mortos e sujeiras de seus pelos, eles sempre se manterão limpo, ainda mais se eles estiverem saudáveis e com uma boa aparência, então nesse caso os banhos terão intervalos maiores.

Mas por outro lado, se eles ficam soltos e tem acesso às ruas, terras ou até mesmo matos que eles adoram, o banho deve ter um intervalo menor, pois eles acumularão mais sujeiras em seu pelo.

Portanto quem define os intervalos dos banhos é você, de acordo com a real necessidade, porém é muito importante que você não lave seu gato sem necessidade ou com muita frequência, pois isso pode fazer com que eles percam seus óleos naturais que protegem a sua pele.

Filhotes de gatos podem tomar banho?

Sim! Os primeiros banhos nos gatos filhotes devem ser a partir de 2 ou 3 messes de vida do bichano, pois, isso é bom para ele já ir acostumando a tomar banho desde cedo, e ele passara a gostar da água, ou pelo menos irá se acostumar com ela, e para que isso ocorra os intervalos dos banhos em filhotes devem ser mais curto do que os adultos.

Segundo Dra. Tuany, o quando antes você acostumar seu pet a tomar banho é melhor, portanto, você deve dar banho nos filhotes sim.

“O ideal é acostumar o pet desde filhote” explica a Dra. Tuany.

E os gatos já na fase adulta que nunca tomaram banho?

Se você acabou de adotar seu gato e ele já esta na fase adulta, ou você nunca deu banho no seu, é muito importante que você tome cuidado, pois, se você chegar colocando seu gato dentro d’água e ele não for acostumado, você poderá sair todo unhado e o gato possivelmente irá pegar trauma de água.

Nesse caso é importante que você use luvas de proteção grossas e vá aos poucos para que ele se acostume, e lembre-se nada de água gelada.

Mas porquê os gatos não gostam de água gelada?

Há varias explicações do porquê os gatos têm medo da água, e uma delas é por causa da sua origem. Grande parte das raças dos gatos viviam em regiões desérticas do oriente médio, local famoso por possuir cerca de 60% de todo petróleo, mas há muita Escassez de água e recursos hídricos por ter um clima seco.

Mas por mais que eles têm medo de água, isso por ser apenas falta de costume, por isso uma dica é você acostumar seu bichano com a água desde pequeno, e assim você terá mais facilidade para dar banho no seu gato quando for necessário.

Os gatos nem sempre vão precisar tomar banho, pois, são animais limpos de natureza e muito higiênicos, mas em algumas situações serão necessários dar um belo banho no seu bichano, ainda mais se ele vive solto vagando pela rua durante a noite, e vai saber por onde ele andou, não é mesmo?

Eles são considerados os animais mais limpos que existem entre os animais de estimação, são muito higiênicos e se limpam após fazerem suas necessidades, e até se forem tocados por alguém, por isso é muito comum vermos eles se lambendo frequentemente, e essa é uma forma deles se limparem.

Ressalvas finais:

  • Como foi dito várias vezes neste artigo, nunca use produtos que não sejam próprios para gatos, isso poderá causar irritação, e problemas na pele do seu bichano.
  • Nunca dê banho em seus pets se a temperatura ambiente estiver abaixo de 20° dê banho apenas se a temperatura estiver acima disso.
  • Após o banho mantenha seu pet aquecido, deixo-o um pouco no sol se não estiver muito quente.
  • Não dê banhos frequentes em seu gato.

E ai, você da banho em seu gato com que frequência? deixe-nos um comentário e diga o que achou deste artigo.

Previous ArticleNext Article

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *