Cuidados

Descubra como cortar as unhas do seu gato do jeito certo!

Como cortar as unhas do seu gato

Manter a higiene do seu bichinho de estimação é muito importante, principalmente suas unhas já que ninguém quer seus moveis e cortinas arranhadas por eles, não é mesmo? Então para que isso não ocorra devemos ter alguns cuidados especiais com eles para que as unhas do seu felino não se torne um pesadelo para você.

As unhas dos felinos são essenciais para eles, já que eles usam para se defender quando há uma situação de perigo, e usada no ato de subir em lugares altos e escalar paredes, pois, isso é habito entre os felinos.

Como cortar as unhas do meu gato?

Assim como as unhas dos humanos, as garras dos animais não para de crescer, e crescem até mais rápido do que a nossa, por isso é muito importante que as unhas deles sejam cortadas com frequência, e para você que nunca fez isso, ou não sabe muito bem como fazer, separamos algumas dicas para você.

Acompanhe nosso guia de como cortar as unhas de um gato: 

Comece desde cedo

A dica mais importante é começar o mais cedo possível, se o seu gato é filhote é muito importante que você comece com esse habito agora para que ele se acostume e saiba que você está apenas cuidado dele.

Mas se ele já estiver na fase adulta o processo pode se tornar um pouco mais trabalhoso, pois, os gatos odeiam que relem em suas patinhas, mas ainda sim é possível, e logo ele se acostumara.

Invista em um bom cortador de unha

Muita gente prefere o cortador de unha convencional, mas para um corte com mais precisão e cuidado o ideal é utilizar um cortador de unha próprio para gatos que são em formato de alicate, que facilitara o corte, afinal é muito importante que você não machuque seu gato.

Além do cortador em formato de alicate, você encontra cortares em formato guilhotina, e ambos são muito utilizados em uso domestica, e profissional, e são achados na internet e petshops por preços acessíveis.

Mas ter um cortador de unha apropriado não significa que você já está apto para cortar as unhas do seu felino, pois, fazer isso exige muito cuidado para não os machucar.

Cuidados na hora de cortar as unhas

Muitas pessoas não gostam de cortar as unhas dos seus felinos e preferem leva-los ao veterinário, mas já pelo contrário muitas pessoas preferem fazer isso em casa, e são essas pessoas que este artigo ira ajudar.

O grande motivo que as pessoas preferem levar os seus pets ao veterinário para cortarem as unhas, é o medo de machucá-los ou serem unhados.

Para não machucar seu gato deve-se tomar muito cuidado ao cortar suas unhas, pois, na unha dos felinos existe uma região vascularizada que se chama sabugo, e pode ser atingida no momento do corte e que pode machucá-lo se cortar nessa região, e causara muita dor no seu bichano.

Anatomia interna das unhas dos gatos
Anatomia interna das unhas dos gatos

Então vamos à prática:

Agora que você sabe tudo isso, iremos separar um passo a passo para que você tenha mais facilidade no ato do corte, mas é muito importante que você preste muita atenção e corte sem pressa.

Se preferir você pode assistir ao video do canal Isa gateira com dicas praticas para cortar as unhas do seu gato:

Vá com calma e brinque com ele

É muito importante que você tenha calma para não o assustar, e uma boa dica é você pegar seu gato e começar a brincar com ele, até que ele deixe você pegar em suas patas e reconheça que você não é uma ameaça para eles, já que os gatos odeiam que peguem em suas patinhas.

Para facilitar o processo pegue a tesoura e deixe seu gato cheirá-la, e tocá-la com as patas se ele quiser, para que ele reconheça como algo inofensivo.

Enrole-o em uma toalha

Se o seu gato está agitado você devera acalmá-lo, então brinque com ele para que ele se acalme, mas se ele for agressivo e muito agitado você devera envolver o animal em uma toalha, pois, será muito difícil segura-lo em seu colo, e talvez você necessite da ajuda de alguém.

Isso servira para que seu gato não se mexa e também evitara que ocorra algum acidente.

Posição correta

A melhor posição para cortar a unha de seu gato é colocá-lo sentado entre as suas pernas e segurar com firmeza, mas tomando cuidado para não apertar de mais o animal.

Se seu gato for calmo nada disso será necessário, e além de colocá-lo sobre suas pernas e segura-lo, você pode colocar o gato sobre uma superfície, como, por exemplo, uma mesa para facilitar o processo do corte, mas mesmo assim deve segurar firme para que ele não se machuque.

Tente distrair seu gato enquanto corta

Tente distrair o seu gato enquanto você corta as unhas dele para que ele vá se acostumando com o processo e veja que não há perigo algum pra ele.

O que você pode fazer é brincar com o seu gato ou pedir para alguém brincar com ele para que você consiga cortar, ou até mesmo ir dando petiscos.

Corte as unhas com cuidado

As unhas dos felinos são retrateis e ficam guardadas, pois, eles as usam apenas quando necessário, então para cortá-las você deve apertar suavemente as almofadas da pata gato para que as unhas saiam pra fora.

Pegue o cortador de unha para gatos e coloque em um ângulo de 45 graus e corte suavemente as pontinhas das unhas, começando sempre pelas unhas das patas da frente, já que são as que são mais utilizadas por eles, e crescem com mais rapidez.

Preste muita atenção na parte rosada das unhas, pois, como já foi dito muitas vezes acima, a parte rosada é onde fica os nervos e vasos sanguíneos.

Se você não está conseguindo enxergar direito onde ficam os nervos das unhas do gato, uma dica é usar lugares bem iluminados ou até mesmo uma lanterna para ter mais facilidade, e lembre-se que deve ser cortado apenas as pontinhas.

Ilustração de onde cortar a unha do gato
Ilustração de onde cortar a unha do gato

Se por um acidente você cortou a parte do sabugo da unha do gato, você deve ir ao veterinário ou fazer alguns procedimentos para estancar o sangue do seu animalzinho.

Corte com intervalos

Se o seu gato ficar muito nervoso e você não conseguir acalmá-lo, você deve dar intervalos ou até mesmo deixar para o outro dia se necessário, isso evitara que ele pegue trauma do processo.

E atenção: arrancar as unhas dos gatos por estética é crime!

Remover as unhas dos felinos é muita crueldade, pois, como mostra no artigo as unhas são completamente importantes para eles, e como cortar orelhas e cauda dos cachorros é crime, arrancar as unhas dos gatos também é crime.

O veterinário que descumprir essa norma está sujeito a processo ético-profissional e terá seu diploma cassado.

E caso você esteja com dúvida ou não se sinta confiante para realizar o corte das unhas do seu gato, vá ao veterinário de sua confiança.

Porque os gatos unham tanto?

Os gatos unham tudo o que vê pela frente, e por mais triste que seja muitas vezes é o seu sofá novo, suas cortinas, e até seus moveis, mas isso é instintivo deles.

Arranhar é completamente normal para os gatos, pois, mesmo com a domesticação dos felinos, está pratica está na natureza selvagem deles, e sempre estará, então sabendo disso é importante cuidar das unhas do seu gatinho para que ele não destrua seus moveis, e também para cuidar da saúde do seu animal de estimação, já que a unha é fundamental para eles manterem o equilíbrio.

Os gatos arranham por vários motivos, alguns deles são:

Afiar suas unhas

Os gatos necessitam afiar suas unhas, pois, por mais preguiçosos que sejam, eles são predadores por natureza, e para fazerem isso eles unham qualquer objeto de madeira ou estofados para afiá-las e para tirar as partes velhas das suas unhas já que crescem com muita rapidez, e tirar pedaços soltos que ficam incomodando em suas patinhas.

Marcar território

Por mais que o principal motivo deles unharem tanto é afiar as unhas, eles também unham para marcar território, pois, as glândulas das patas dos gatos liberam um odor nos objetos que foram arranhados por eles, e assim eles marcam território.

Aliviar estresse e alongar-se

Um dos motivos de unharem tanto, é que quando eles unham algo, eles se alongam e aliviam o estresse, então é muito importante que você não impeça o instinto de arranhar que seu animalzinho tem, por isso é importante investir em arranhadores e protetores de sofá, por exemplo, para que ele não estrague seus móveis.

Uma curiosidade que muita gente não sabe, é que as unhas dos bichanos servem para manter o equilíbrio e a mobilidade dos gatos, então é muito importante que você cuide muito bem delas, e corte-as com frequência.

Gostou dessas dicas? Esperamos ter ajudado e não se esqueça de deixar um comentário ou uma dica para o próximo tema. 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *