Cuidados

Cachorro com mau hálito, conheça os perigos e como tratar

Cachorros com mau Hálito? Descubre os perigos e como tratar.

Seu cachorro tem mau hálito? Veja os riscos a saúde do animal, o que causa e como tratar em casa.

Apesar de ser um problema muito comum no mundo pet, devemos ficar atentos. O mau hálito canino pode ser causado por falta de escovação dos dentes como também pode ser um indício de que algo está errado na saúde do seu companheiro.

Consulte seu veterinário, peça ajuda profissional para identificar a fonte do problema. Agora, se estiver tudo certo e o problema for apenas falta de higiene bucal, confira algumas dicas para te ajudar a acabar com o bafo do seu cachorro.

Como identificar o mau hálito no meu cachorro?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que todo cachorro tem um hálito forte, afinal eles não escovam os dentes como nós, certo?

O problema começa quando o cachorro está a certa distância e mesmo assim conseguimos sentir o bafo dele.

O que causa mau hálito no cachorro?

A causa mais comum da halitose é a falta de higiene bucal, isso porque se não cuidado, vão acumulando resíduos nos dentes do animal que formam outras substâncias.

Conforme estes resíduos vão se acumulando, podemos perceber o surgimento de tártaros. Esses tártaros além de causarem o mau hálito, podem levar a outros problemas periodontais, como por exemplo:

  • Gengivites: neste caso é possível observar inflamações na gengiva dos cachorros, ela pode estar muito vermelha em alguns pontos (em alguns casos ficam até roxa) e com sangramento;
  • Placas bacterianas: assim como os tártaros, as placas bacterianas também podem começar a corroer os dentes do seu animal (similar as cáries humanas), e causar problemas gravíssimos, levando até mesmo na corrente sanguínea bactérias e outros microorganismos que podem afetar rins, fígado, e até mesmo causar problemas cardíacos, levando seu animal à morte;
  • Perda de dentes: como citado acima as placas bacterianas e tártaros podem levar a perda de dentes do seu cachorro;
  • Infecções: o acúmulo de bactérias na boca do animal pode levar a outros tipos de infecções, nestes casos o animal sente muita dor e desconforto, você pode observar através da falta de apetite do animal.

Como prevenir ou acabar com o mau hálito do cachorro?

Agora que aprendemos a identificar se o cachorro tem mau hálito e quais são as possíveis causas, vamos aprender a evitar esse problema e como realizar a higiene bucal do cão.

Dicas para acabar com o mau hálito do seu cachorro:

Limpeza diária

Como vimos anteriormente, é muito importante manter uma boa higiene bucal do seu cachorro, para isso é recomendado que os tutores desenvolvam uma rotina de limpeza com seu animal.

Você não precisa escovar o dente do seu cachorro após toda refeição que ele fizer, sugerimos que escolha um horário, geralmente a noite, antes de dormir é o ideal, porque seu cachorro já vai ter realizado todas as refeições.

Faça isso diariamente, no começo, especialmente se seu cachorro já for adulto vai ser difícil, mas com o passar dos dias ele irá se acostumar com essa rotina.

Se observar a presença de tártaros nos dentes do seu animal, procure um veterinário, apenas a escovação não irá resolver o problema, será necessário fazer a remoção destas crostas através de aparelhos profissionais.

Alimentação

A alimentação também pode ser um aliado (ou não) para a higiene bucal do seu cachorro. Rações em grãos secos podem ajudar naturalmente na limpeza dos dentes.

Quando o animal mastiga, essa ração seca vai retirando consideravelmente os resíduos de alimentos e acúmulo de placas.

Cachorros que possuem uma alimentação natural podem incluir na dieta maça, pera, cenoura e beterraba, esses alimentos também ajudam na limpeza dos dentes.

No caso onde o animal ingere alimentos macios, como legumes cozidos, carnes e saches, dê uma atenção maior para a limpeza dos dentes.

Esses alimentos acumulam gorduras e outros resíduos nos dentes, tornando o ambiente perfeito para o surgimento de tártaros e placas bacterianas.

Ofereça petiscos e brinquedos

Quem disse que a diversão não pode ser usada ao seu favor? Ofereça petiscos para seu cão, além de deliciosos eles podem ajudar a remover algumas sujeiras dos dentes.

Existem até petiscos com sabor de hortelã e menta para dar um cheirinho mais agradável para a boca do seu cachorro.

Brinquedos também ajudam a fortalecer a mastigação, gengivas e dependendo do brinquedo pode ajudar a retirar as sujeiras dos dentes enquanto seu cachorro fica mordendo.

Consultas frequentes ao veterinário

Além dos cuidados em casa é importante que você leve seu cachorro no veterinário em um período de 6 a 12 meses.

Assim o médico veterinário poderá colocar as vacinas do seu animal em dia e realizar exames para verificar se está tudo bem com seu companheiro.

Cuidados extras

Se ainda sentir dificuldade para realizar a limpeza dos dentes do seu cachorro você pode optar por uma ajudinha extra.

Peça ajuda ao seu veterinário para comprar enxaguantes bucais, alguns tipos podem ser colocados na própria água do seu cachorro, assim quando ele beber água estará limpando seus dentes e deixando um aroma agradável na boca.

Existem também sprays antibacterianos que podem ser borrifados diretamente na boca do animal para ajudar a eliminar microorganismos.

Materiais para higienização bucal do cachorro

Para fazer a limpeza você pode usar uma dedeira, gaze ou escova de dente, encontre o que da mais certo para vocês.

Se escolher usar uma escova, procure em pet shops uma escova que seja feita especialmente para cachorros, não é recomendado que utilize escova de humanos, elas geralmente são grandes e podem machucar a gengiva do animal.

A escova para cachorros geralmente é pequena, feita com cerdas macias e inclinada. Porém, se você decidir comprar uma escova de dente normal, prefira aquelas menores e com cerdas macias.

Agora que já escolheu a escova, vamos escolher o creme dental.

Nunca utilize creme dental de humanos no seu cachorro!!! Os cremes dentais feitos para nós, possuem em sua composição flúor e algumas possuem até sabão.

Nós sabemos que não se deve engolir a pasta de dente, mas e os cachorros?

Estas substâncias tóxicas, ao serem ingeridas pelo animal podem causar diarreia, vômitos, gastrite e dores abdominais.

Consulte seu veterinário para que ele possa recomendar marcas de cremes dentais específicos para cachorros.

Quanto ao sabor, não se assuste se você se deparar com alguns exóticos, como creme dental sabor carne, para nós pode ser estranho, mas para um cachorro pode ser bastante atrativo.

Como escovar os dentes do cachorro passo a passo:

Uma dica importante é que comece a prática o mais cedo possível, quando o cachorro ainda é filhote torna-se mais fácil, afinal ele está na fase de aprender coisas novas.

Mas se seu cachorro já é adulto, não tem problema, você pode introduzir está rotina aos poucos e ele irá se acostumar.

Geralmente com apenas uma semana o cachorro já se acostuma.

No vídeo abaixo, do canal Pet Society ensina na prática como escovar os dentes do seu cachorro:

O primeiro passo já foi dito acima, estabeleça um horário e faça a limpeza dos dentes todos os dias.

Recomendamos que seja feito no período noturno, após o cachorro fazer a última refeição.

O segundo passo é ter calma, não comece colocando uma escova na boca do seu cachorro, isso irá assustá-lo e ele irá tentar escapar da limpeza.

Utilize apenas o dedo para ir tocando os dentes e gengiva do cachorro, é importante para que ele se acostume e evitar possíveis lesões na gengiva do animal.

Conforme perceber que seu cachorro não se sente incomodado com seu dedo na boca dele enrole uma gaze e coloque um pouco de creme dental, comece massageando suavemente todos os dentes em movimentos circulares.

Quando seu cachorro se acostumar passe para a dedeira ou escova, faça sempre movimentos circulares ou da raiz do dente (gengiva) para baixo, não coloque força, faça movimentos suaves.

O terceiro e ultimo passo é a finalização, um cachorro não consegue enxaguar a boca, portanto não se preocupe, cremes dentais feitos para animais não precisam de enxágue, podem ser ingeridos pelo cachorro sem problema algum.

Agora, se você não sentir confiança, após a escovação você pode usar uma gaze limpa para tirar o excesso de pasta dos dentes do seu cachorro, basta passar a gaze seca ou úmida se preferir e pronto, seu cachorro estará com os dentes limpos.

E ai, o que achou dessas dicas? Comente aqui embaixo como você cuida da saúde bucal do seu cachorro.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *